Se você é daqueles que apenas abastece o carro e roda por aí… cuidado! Há vários itens do carro que precisam de um certo cuidado para garantir o bom funcionamento do veículo. Por isso, listamos aqui abaixo 5 itens que precisam de uma atenção especial.
Água do radiador
A principal função do radiador é manter o motor resfriado. E essa manutenção pode ser feita por você mesmo, semanalmente. É importante que o motor esteja frio e o veículo nivelado, para que você consiga deixar a água entre o “min” e o “max” indicados no reservatório.
Caso você perceba que a água precise ser completada frequentemente, leve o carro a um profissional, evitando assim de queimar as velas de ignição, furar pistões ou fundir o motor.
Óleo do motor
O nível do óleo do motor precisa ser verificado semanalmente também. Inclusive essa verificação pode ser realizada em casa. Mas, para isso, é necessário que essa manutenção seja feita antes de usar o carro pela primeira vez no dia, e em um piso nivelado.
Para realiza-la, retire a vareta do óleo e a limpe para que você possa medir corretamente o nível. Faça isso utilizando um papel ou pano. Depois, insira-a novamente e observe ao retirá-la: a marca do óleo deve estar entre as marcas de “min” e “max” da vareta.
Freios
A manutenção dos freios está ligada diretamente a sua segurança e é importante que você observe dois itens em especial.
Fluido de freio: a cada 2 anos (ou conforme o fabricante recomendar), a troca deve ser realizada. Caso não haja a troca, a frenagem pode ser anulada pela umidade acumulada.
A manutenção dos freios está ligada diretamente a sua segurança e é importante que você observe dois itens em especial.
Fluido de freio: a cada 2 anos (ou conforme o fabricante recomendar), a troca deve ser realizada. Caso não haja a troca, a frenagem pode ser anulada pela umidade acumulada.
Pneus e Rodas
Para pneus e rodas há algumas dicas que são essenciais que você siga:
- Use sempre pneus com as medidas recomendadas pelo fabricante do veículo.
- Calibre seus pneus a cada 15 dias e antes de viajar também.
- Atualmente, os pneus já indicam desgaste: eles precisam ser trocados quando o desgaste atingir um triângulo ou as letras TWI, que são impressas na latera do pneu.
- A cada 10.000km, é importante fazer o rodízio, o alinhamento e balanceamento, pois assim, além de melhorar a segurança e dirigibilidade do veículo, você aumenta a vida útil dos pneus.
Filtros
Filtro de ar: embora não tenha um tempo determinado para a sua troca, o recomendado é que a troca seja feita a cada 7.000km. É uma manutenção de muitíssima importância, já que um filtro sujo pode causar danos ao desempenho do carro, fazendo com que aumente o consumo de combustível.
Filtro de combustível: é sempre importante verificar o que recomenda o fabricante. Geralmente a troca é realizada em veículos a gasolina a cada 7.000km. Já para os movidos a álcool a cada 10.000km. Assim, mantendo os filtros limpos, o sistema de alimentação não é afetado pelas impurezas do combustível.