Ao observar a traseira de veículos, é comum encontrar uma variedade de siglas automobilísticas. Já se questionou sobre o que cada uma delas realmente representa? Acompanhe agora para desvendar esse mistério!
É incontestável a diversidade de modelos automotivos disponíveis no mercado atual. Existem entusiastas que conseguem reconhecer todos os modelos das principais montadoras, inclusive detalhes técnicos como desempenho mecânico e potência do motor. Contudo, mesmo para esses apaixonados por automóveis, decifrar as siglas presentes nos carros pode ser uma tarefa desafiadora.
É importante notar que essas siglas não estão ali apenas por motivos estéticos; cada uma delas possui um significado específico. Além disso, essas abreviações podem variar de uma montadora para outra e estão em constante evolução com o lançamento de novos modelos.
Abaixo, você encontrará informações sobre as siglas utilizadas pelas principais montadoras do mercado, abrangendo desde fabricantes de carros populares até aquelas conhecidas por produzir veículos mais luxuosos.
Chevrolet

A General Motors é uma das principais montadoras do mercado, mantendo-se consistentemente entre as três mais vendidas em qualquer ano, tanto no mercado de veículos novos quanto de usados.
Na gama de modelos da GM, existem várias siglas automotivas, começando pela “Joy,” que identifica as versões de entrada do Prisma e do Chevrolet Ônix. Joy, que significa “alegria” em tradução livre, representa a versão básica desses modelos.
Em carros mais robustos da Chevrolet, surgem siglas como LS, LT e LTZ, cada uma com seu significado específico:
A letra “L” em cada uma delas refere-se a “Luxury” (luxo).
“S” e “T” representam, respectivamente, “Standard” (padrão) e “Touring” (turismo).
“Z,” por ser a última letra do alfabeto, simboliza o modelo de topo de linha da montadora.
Enquanto a sigla LS denota a versão de “entrada” dentro dessa categoria, LTZ confere ao veículo o status de modelo de topo de linha.
Na mesma montadora, as versões esportivas são identificadas pelas siglas RS (Rally Sport) e SS (Super Sport).
Fiat

A Fiat, outra montadora que desempenha um papel significativo no mercado automotivo, opta por uma abordagem diferente em relação às siglas automobilísticas, em contraste com a maioria das marcas.
Em vez de utilizar siglas para identificar seus veículos, a Fiat prefere empregar termos descritivos para nomear seus modelos. Por exemplo, a denominação “Attractive” está associada às versões mais básicas, enquanto o termo “Essence” é utilizado para as versões intermediárias.
A montadora também utiliza referências para seus modelos de alto desempenho e veículos esportivos. O nome “Sporting”, por exemplo, não apenas identifica os modelos esportivos, mas também indica que se trata da versão de topo da montadora.
Além disso, termos como “Way” e “Adventure” estão relacionados às características esportivas e aventureiras de seus carros.
Por fim, há os modelos “T-JET”, um termo usado para nomear os veículos equipados com motores turbo.
Ford

Curiosamente, a montadora americana Ford é a única que adota siglas automobilísticas que não possuem um significado específico.
Isso é evidenciado nas versões S, SE e SEL, que, embora sejam aplicadas a carros mais populares da marca, não têm uma interpretação concreta.
Por outro lado, os modelos da Ford que carregam as nomenclaturas XLS e XLT representam carros com preços mais elevados dentro da linha da montadora. A primeira, no entanto, é usada exclusivamente para a versão de entrada do Ford Ranger, enquanto a XLT é atribuída aos veículos de topo de linha.
Ainda na montadora americana, encontramos as versões ST e RS (Sports Technology e Rally Sport), que estão relacionadas aos veículos esportivos. Por último, mas não menos importante para os consumidores, os termos “Limited” e “Titanium” são aplicados a alguns dos carros de alto padrão da Ford.
Honda

A Honda adota uma abordagem simples e direta em suas nomenclaturas, concentrando-se em apenas quatro opções: DX, LX, EX e EXL.
A primeira, designada para as versões de entrada, representa “De Luxe”, enquanto a segunda, utilizada nos modelos intermediários, é identificada como “Luxury”.
Acima dessas duas, encontramos a sigla “Executive”, e, por fim, a “EXL”, que está relacionada aos carros com versões de alto padrão da montadora japonesa.
Nissan

A Nissan é ainda mais direta em suas siglas automobilísticas, com apenas três opções: S, SV e SL.
Embora não seja oficialmente confirmado pela montadora japonesa, essas três nomenclaturas podem ser interpretadas como: “Sport”, “Sport Value” e “Sport Luxury”, respectivamente, indo do mais básico ao mais luxuoso.
Toyota

A Toyota é conhecida por suas nomenclaturas variadas, especialmente nas versões “eXtra” e “Sport Rally”, onde cada uma delas apresenta três variações.
A sigla “eXtra” é usada para diferenciar as versões do Toyota Etios, o principal carro popular da montadora. Além da versão “X”, a mais básica, temos as siglas “XS” e “XLS”, que representam “Standard” e “Luxe Standard”, respectivamente.
Para os modelos “Sport Rally”, que incluem a Hilux e a SW4, a gama vai desde a básica “SR” até a “SRX”, que corresponde aos modelos de alto padrão.
No caso do adorado Toyota Corolla, sua versão de prestígio possui a nomenclatura exclusiva “Altis”. O mesmo modelo conta com siglas automobilísticas exclusivas para suas versões de entrada e intermediárias: “GLi” e “XEi”, que significam “Grand Luxo Injection” e “Extra Executive”, respectivamente.
Volkswagen

No universo Volkswagen, as diferentes versões dos modelos comuns, ou seja, as de entrada, intermediárias e topo de linha, são distintamente identificadas pelas denominações Trendline, Comfortline e Highline.
Entretanto, há também alguns modelos mais voltados para desempenho que adotam nomenclaturas como GTI, GTD e GTE. A sigla “GT” denota “Gran Turismo”, enquanto o “I”, “D” e “E” correspondem, respectivamente, a “Injection” (injeção), “Diesel” e “Electric” (elétrico).
Sabemos que pode ser desafiador lembrar todas essas siglas, mas é fundamental ter uma compreensão geral do que elas representam ao adquirir um veículo, pois auxiliam na determinação do nível de equipamento oferecido pelo carro.
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